Eleições em São Tomé: EVARISTO DE CARVALHO CONCORRE SOZINHO À SEGUNDA VOLTA

O candidato presidencial Evaristo de Carvalho vai concorrer sozinho a uma segunda volta das eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe, marcada para próximo dia 07 de Agosto, anunciou o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), José Bandeira.

Manuel Pinto da Costa, o segundo mais votado na primeira volta realizada no passado dia 17, anunciou segunda-feira que recusa entrar na segunda volta das presidenciais de São Tomé e Príncipe, considerando que “participar num processo eleitoral tão viciado seria caucioná-lo”.

“A segunda volta é uma realidade, está confirmada e na circunstância dessa desistência não há hipótese de chamar outro candidato para concorrer e fazer uma dupla, e teremos nesse caso apenas um candidato”, explicou José Bandeira.

O presidente do STJ, que falava segunda-feira aos jornalistas na sequência da divulgação do apuramento dos resultados da primeira volta das presidenciais, explicou que se o anúncio da desistência de Pinto da Costa “tivesse sido oportuna, tempestiva, obrigar-nos-ia a chamar sucessivamente os candidatos mais votados e assim daria o caso a que se chamasse a candidata Maria das Neves e se essa também recusasse chamaríamos o candidato Manuel do Rosário e assim sucessivamente”.

Numa mensagem à nação lida segunda-feira no Palácio do Morro da Trindade, Manuel Pinto da Costa considera que, mantendo-se a actual Comissão Eleitoral Nacional e as estruturas de fiscalização, novas eleições “não serão livres nem transparentes e muito menos justas”.

“Assim sendo, continuar a participar num processo eleitoral tão viciado seria caucioná-lo”, acrescentou o governante, sublinhando: “Não o faço como candidato e muito menos como Presidente da República”.

Os resultados oficiais do apuramento geral da primeira volta divulgados segunda-feira confirmam Evaristo de Carvalho, candidato apoiado pelo partido no poder, Ação Democrática Independente com 34.522 votos, o que corresponde a 49,88% dos votos expressos, seguido de Manuel Pinto da Costa com 17.188 votos (24,83%) e Maria das Neves com 16.828 (24,31%).

Num universo de 111.222 votantes, foram às urnas 71.524, que corresponde a 64,31% de afluência, havendo 35,69% de abstenções, equivalente a 39.698 não votantes.

 

 

Por: Redação

O Democrata/In angop

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *