APGB REVELA QUE MAIS DE 90 MIL TONELADAS DE CASTANHA DE CAJÚ JÁ FORAM EXPORTADAS

O diretor-geral de Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB), Félix Nandungué, revelou esta quinta-feira, 25 de julho de 2019,  que o país já exportou, através dos portos de Bissau, mais de 90 mil toneladas da castanha de cajú. O responsável dos Portos de Bissau falava à margem do lançamento de três manuais produzidos para melhorar o funcionamento daquela empresa pública,  designadamente: Manual de Procedimento Administrativo, Financeiro e Contabilidade, Manual do Regulamento de Cadastro e Inventários dos bens e o Manual do Controlo Interno.

O lançamento dos referidos manuais deve-se às recomendações deixadas pelos auditores do Tribunal de Contas,  que auditaram as contas daquela empresa de capital público em 2017 no seguimento da qual aconselharam a empresa a produzir manuais que orientem os procedimentos a fim de melhorar a performance do funcionamento da empresa que hoje foram aprovados em reunião do Conselho de Administração da APGB. 

Nandungué explicou na conferência de imprensa que a aprovação dos referidos manuais vai melhorar o bom funcionamento do serviço daquela empresa. No entanto, aproveitou a ocasião para apelar a colaboração e compreensão dos cidadãos para o cumprimento na íntegra dos procedimentos incritos nos manuais. 

Relativamente à  exportação da castanha de cajú,  informou que até este momento o país exportou mais de 90 mil toneladas da castanha. Esclareceu ainda que a demora nos descarregamentos dos contentores deve-se a situação do cais do porto,  que segundo a sua explanação, precisa ser drenado a fim de ter a capacidade de receber até  barcos de grande porte. 

O Democrata soube que o país prevê exportar ao todo 200 mil toneladas, mas até neste momento foram exportados 98 mil.

Por: Assana Sambú

Foto: A.S

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *