Após a visita de horas: SISSOCO E ISSOUFOU DEFENDEM REFORÇO DE MULTILATERALISMO NA CEDEAO

Os chefes de Estado da Guiné-Bissau e da República Popular do Níger, Úmaro Sissoco Embaló e Mahamadou Issoufou defenderam esta quarta-feira, 30 de setembro de 2020, a necessidade de reforço de multilateralismo, sobretudo no seio da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e o fortalecimento da cooperação intra-africana e a cooperação sul-sul, em geral.

No comunicado conjunto produzido pelos dois chefes de Estado depois da visita de algumas horas de Issoufou à Guiné-Bissau, destaca-se a cooperação político-diplomática, a coordenação e harmonização da posição de ambos os países nos fóruns internacionais, bem como a promoção da paz, a segurança e o desenvolvimento sustentável no continente e na sub-região, em particular.

Outros setores que dominaram a conversa entre os estadistas têm a ver com a educação, as pescas, a segurança, os transportes, a saúde, entre outras áreas de interesse mútuo, entre Bissau e Niamei. 

Úmaro Sissoco Embaló e Mahamadou Issoufou enfatizaram a necessidade de reforçar a cooperação entre os países do bloco sub-regional, em termos da segurança nas fronteiras e de prevenção do tráfico de armas de pequeno calibre, do crime organizado transfronteiriço e do tráfico de pessoas, bem como na luta contra grupos armados, terroristas e imigração ilegal.

No contexto bilateral, os dois presidentes expressaram as suas satisfações pelo ambiente de confiança e de solidariedade que sempre cateterizou as relações de amizade e de cooperação existentes entre os dois países.


Por: Filomeno Sambú/Assana Sambú 

Foto: Marcelo Na Ritche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *