CAITO TEIXEIRA ELEITO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU

O antigo presidente da Estrela de Negra de Bissau (FARP), Carlos Mendes Teixeira (Caíto), foi eleito esta quarta-feira, 30 de setembro de 2020, o novo presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), sucedendo no cargo, Manuel de Nascimento Lopes “Manelinho”, que esteve 8 anos à frente daquele órgão.

Caíto Teixeira, como é conhecido no mundo de futebol nacional, obteve 36 votos, num universo de 48 associados do organismo presentes no ato, correspondentes a 76% dos votos, contra 12 do empresário, Fernando Tavares, correspondentes a 24% votos.

Os resultados foram anunciados à imprensa pelo presidente da Comissão Eleitoral, Lino Lopes, momentos depois do escrutínio, na presença dos restantes membros da Comissão, na qual anunciou ainda que os restantes candidatos, Benelivio Cabral Nacassa Insalí e Mutaro Bari não obtiveram votos dos associados.

Não se registaram nenhuns incidentes, durante o ato eleitoral, apesar da troca de mimos entre alguns dirigentes e o secretário geral da Comissão Eleitoral, Herculano Cubaba.

O ato ficou marcado pela desistência do candidato, António Patrocínio, antes do início da votação, alegando irregularidades no processo.

Após o anunciou dos resultados pela Comissão Eleitoral, o novo presidente da FFGB, Caíto Teixeira, começou por agradecer a sua estrutura, amigos e família e fez lembrar aos seus adversários, principalmente ao segundo candidato mais votado que chegou ao momento de “enterrar o manchado de guerra”, para começar a nova etapa no cenário de futebol nacional.

“Felicito o meu irmão mais velho Fernando Tavares,que venha juntar-se a nós nesta nova caminhada, porque hoje não há vencido ou vencedor. A Guiné-Bissau é que saiu vencedora”, declarou Teixeira, ladeado de alguns membros da direção cessante do órgão, Mister Baldé, e Bonifácio Sanha. 

Teixeira mostrou-se aberto para trabalhar com o executivo, com vista a criar uma relação de proximidade e de entendimento, por o governo ser o primeiro parceiro da FFGB.

De camisola amarela, o novo presidente do organismo trocou abraços com vários membros e dirigentes desportivos presentes na sala, onde mostrou a sua disponibilidade para trabalhar 24 horas por dia para unir as partes desavindas, durante o processo que culminou com a sua eleição.

Teixeira que foi também diretor técnico dos Balantas de Mansoa, chegou a desistir da corrida à presidência da FFGB, dando o seu apoio ao presidente cessante, Manelinho, cuja candidatura viria a ser vetada pela FIFA.

Após a suspensão de Manelinho, Teixeira voltou a comunicar à Comissão Eleitoral, que pretendiaconcorrer ao cargo e foi readmitido e a situação gerou mal-estar entre o coletivo dos candidatos. 

Na sequência desta decisão, Paulo Mendonça, antigo membro do comité executivo, desistiu da corrida.

O novo presidente assumirá os destinos da FFGB numa altura em que a seleção nacional prepara dois jogos amigáveis com Angola e Moçambique, antes do derradeiro jogo do grupo I de qualificação para a taça das Nações Africanas de Futebol (CAN 2022) com o Senegal em Novembro.

Os jogos amigáveis com Angola e Moçambique serão realizados no dia 08 e 11 do próximo mês.

O Jornal O Democrata soube que o selecionador nacional, Baciro Candé, vai divulgar, nesta semana, a lista dos jogadores convocados.


Por: Alison Cabral

Foto: AC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *