A seleção de futebol da Guiné-Bissau sub-15 venceu Cabo-Verde por 2-0, no terceiro jogo do torneio disputado hoje, 28 de maio de 2021, promovido pela União das Federações Oeste Africanas (UFOA) da zona A, no Estádio 24 de Setembro em Bissau.
Após a derrota frente à seleção senegalesa, o selecionador nacional fez uma mudança na equipa da Guiné-Bissau que permitiu os Djurtinhos alcançarem três pontos frente aos tubarões azuis.
Aos 9 minutos, a Guiné-Bissau abriu o placar por intermédio de Satine Kabi de Oliveira, após um erro defensivo da turma cabo-verdiana.
Depois do primeiro golo, os djurtinhos tiveram várias oportunidades para ampliar o marcador, mas não souberam aproveitar a parte negativa de Cabo-Verde. Porém, mesmo com as mudanças operadas os tubarões azuis continuaram adormecidos no mar face à velocidade do cruzeiro dos djurtinhos na terra que acabaram por introduzir a segunda dose negativa contra Cabo-Verde, aos 70+2 minutos, conseguindo os três pontos.
Com esse resultado, a seleção nacional ficou atrás de a do Senegal que lidera o torneio com seis pontos. A Guiné-Bissau tem três pontos e Cabo-Verde não pontuou.
A partida inaugural da competição contou com as presenças do Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Florentino Dias, e do presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Carlos Mendes Teixeira “Caíto”.
Em declarações à imprensa, no final da primeira fase dos primeiros jogos desta sexta-feira, o selecionador da Guiné-Bissau, João Silva, revelou que djurtinhos é uma seleção que no futuro poderá servir ao país e apelou às autoridades nacionais a apostarem na formação de jovens jogadores.
Por seu lado , o selecionador cabo-verdiano, Jorge Conceição, reconheceu que a Guiné-Bissau e o Senegal “são grandes seleções” e que a de Cabo-Verde ainda está em construção.
O torneio prosegue amanhã, 29 de maio, no Estádio 24 de Setembro em Bissau.
A competição, cuja primeira parte foi disputada na Guiné-Conacri na semana passada, tem como objetivo promover o futebol juvenil e a Guiné-Bissau participa para criar uma seleção que venha disputar uma vaga no próximo mundial sub-17.
Por: Alison Cabral
Foto: Marcelo N’Canha Na Ritchi
















