[SEMANA 37_2021] A cidadã guineense com nacionalidade espanhola, Gizela Eunice Ribeiro, foi nomeada, no passado dia 09 de setembro, embaixadora para a paz mundial do órgão consultivo permanente da ONU. Uma distinção feita em reconhecimento ao “empenho de figuras mundiais com trabalho social notável”, como abordagem ou modelo para a estabilização das sociedades.
Eunice Ribeiro é a primeira mulher guineense a destacar-se numa das organizações e ações mais nobres do mundo, que é a “Construção da Paz”. A embaixadora é dirigente do Partido Social Espanhol, do qual já foi vereadora. Presidente e fundadora da ONG denominada “Leona Solidária” que tem apoiado as comunidades mais carenciadas da região de Bafatá, leste do país, com donativos em mantimentos, além de uma escola em construção.
Biografia
Gizela Eunice Ribeiro nasceu no dia 22 de setembro de 1973 em Bissau, Guiné-Bissau. Começou o seu percurso escolar no jardim Nhima Sanhá, em Bissau. Na fase primária, ela estudou na escola António José de Sousa.
Após concluir a fase primária, Eunice Ribeiro estudou na escola Salvador Allende, quinta e sexta classe, e terminou a fase complementar no liceu Samora Moisés Michael. Licenciada em Secretariado, Administração e Assistência Business na Universidade João Carlos I. Mestrada na Mediação Intercultural na Universidade de Sevilha, Espanha.
Eunice Ribeiro é Especialidade em Advocacia dos Direitos dos Cidadãos na Universidade Autónoma de Madrid. Co-fundadora da Associação dos guineense em Madrid e vice-presidente em duas etapas do mandato.
Por: Alison Cabral



















