PM NABIAM NA NIGÉRIA PARA DEBATER DESENVOLVIMENTO DE CAPITAL HUMANO

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabiam, viajou esta terça-feira, 21 de junho de 2022, para Abuja (Nigéria), para participar no lançamento da Estratégia Integrada de Capital Humano da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) até 2030, informou o seu gabinete.

No encontro, no qual vão participar dirigentes políticos, empresários, académicos e investigadores, Nuno Gomes Nabiam vai apresentar a “visão, aposta e importância” que o Governo guineense atribui ao capital humano, considerado uma “ferramenta imprescindível”.

Nuno Gomes Nabiam vai explicar que o capital humano é fundamental para “melhorar acesso aos serviços básicos e formação relevante para o mercado de trabalho”.

“Assegurar que todos os jovens em idade escolar adquiram competências relevantes para as necessidades do mercado de trabalho, e garantir que os investimentos em formação profissional conduzam a uma maior empregabilidade”, são algumas das ideias que o primeiro-ministro guineense vai defender em Abuja, num discurso que irá proferir na quinta-feira.

Nuno Gomes Nabiam vai também salientar a importância de apoiar mulheres e jovens de famílias pobres e vulneráveis no acesso aos serviços básicos, educação, saúde e inclusão produtiva.

O primeiro-ministro, que regressa a Bissau sexta-feira, viajou para Abuja a convite do vice-presidente nigeriano, Yemi Osimbajo.

In lusa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.