RESTOS MORTAIS DE ALBERTO NAMBEIA CHEGAM AO PAÍS 

Os restos mortais do líder do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Mbunhe Nambeia, chegaram ao país no início da tarde desta sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023, provenientes de Lisboa (Portugal), onde faleceu no passado dia 25 do mês em curso, vítima de doença prolongada e vai ser sepultado amanhã (sábado) no cemitério municipal de Bissau.

A urna funerária do presidente do partido de milho e arroz foi recebida por milhares de guineenses, particularmente dos militantes, dirigentes dos renovadores, dirigentes de várias formações políticas, amigos e familiares. O corpo de Nambeia chegou de voo de uma das companhias aéreas que faz a ligação entre Bissau e Lisboa, por volta das 14 horas de Bissau.

Após a retirada da urna do avião, elementos da força da Guarda Nacional entregaram-na ao presidente em exercício do PRS, Fernando Dias, que estava acompanhado de alguns dirigentes para receber o corpo do “Padrinho de Paz”, seguindo direto numa viatura, acompanhada de alguns familiares e dirigentes do partido, do aeroporto internacional Osvaldo Vieira, em Bissalanca, para a sua residência, em Cuntum.

Dirigentes do partido, militantes e homens grandes de “sumbia vermelho” seguiram o féretro num itinerário de mais de cinco quilómetros, os homens grandes gritando palavras em coro, às quais eram respondidas  apenas por aqueles que cumpriram o ritual de fanado balanta.

FERNANDO DIAS: “NAMBEIA DEIXA UM SENTIMENTO POPULAR NA GUINÉ-BISSAU”

O presidente em exercício do Partido da Renovação Social, Fernando da Costa Dias, afirmou que a presença das diferentes formações políticas na receção dos restos mortais de Nambeia é uma demonstração clara que ele deixou um sentimento popular de uma pessoa que lutou pela consolidação da paz na Guiné-Bissau.

Assegurou que as divergências políticas devido às ideologias partidárias aparecem várias vezes como elemento de conflito, mas quando houve um sentimento do gênero, acabaram por tornar-se num único corpo e fala, por isso agradeceu o gesto de solidariedade dos responsáveis políticos.

Dias reconheceu igualmente o gesto e contribuição do Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló e do líder do parlamento, Cipriano Cassamá, pelas diligências feitas, bem como apoios e contribuições das diferentes formações políticas. 

“Nambeia outrora foi reconhecido como padrinho da paz na Guiné-Bissau, de maneira que devemos recordar a sua obra, porque a sua figura tem vários significados na democracia guineense, começando pelo partido até ao país em geral. Neste momento de dor, queremos apelar a todos os militantes do Partido da Renovação Social, a uma calma total, preocupando-se apenas com a cerimónia fúnebre do Alberto Nambeia, para depois realizar tudo que é necessário”, sublinhou.

Para o líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, este é o momento em que os atores políticos devem ser capazes de ultrapassar diferenças, esquecendo as cores políticas e partidárias e diferenças de ponto de vista.

“É preciso consagrar esse momento e dar um sinal da unidade nacional e congregação da nação guineense para render homenagem a um homem que dedicou a sua vida para servir, de acordo com a sua convicção. É momento de homenagear Nambeia sem associar cores de preferências políticas”, disse.

Por sua vez, o Coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM G-15), Braima Camará, recordou Nambeia, “como um homem tolerante, de justiça, liberdade, paz e acima de tudo era um homem muito humilde e defensor dos injustiçados”.

“Nambeia é um líder que não compactua com injustiça e defende sempre a verdade, assim o reconhecimento da direção superior do MADEM G-15 é profunda, porque a sua morte é uma perda irreparável não só para o PRS, mas também para o país em geral”, notou.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: Marcelo Na Ritche 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *