A formação de FC Safim assumiu de forma isolada a liderança da série B do Campeonato Nacional de futebol da segunda divisão “Guines-Bola”, após a conclusão da quarta jornada da prova. A equipa sediada nos arredores de Bissau, deslocou-se ao sul da Guiné-Bissau e venceu o FC Quínara por 3 a 0, no último fim de semana.
Segundo relatos da imprensa desportiva local, Safim esteve melhor durante a partida e conseguiu levar três pontos nesta luta pela subida ao Campeonato Nacional da Primeira Divisão “Guines-Liga”.
Com este triunfo na formação da região de Biombo, norte do país, soma duas vitórias consecutivas no Guinness-Bola da presente temporada, e tem agora 10 pontos, enquanto o FC Quinara mantém um ponto.
Nos restantes jogos da série B, o FC Fulacunda conseguiu a sua primeira vitória na presente temporada. A equipa do sul da Guiné-Bissau recebeu e venceu os Arados de Nhacra por 3 a 0. Após a derrota na jornada anterior frente a Farim, a equipa de Fulacunda não deu hipóteses ao seu adversário e venceu a partida, somando 4 pontos, os mesmos dos Arados de Nhacra.
Em Cantanhez, a equipa local voltou a perder pontos nesta jornada e deixou fugir o seu direto adversário a equipa de FC Safim na luta pela subida. A formação da Estrela de Cantanhez empatou no seu reduto frente ao Estrela Negra de Bolama por 1 a 1. O Cantanhez que perdeu na jornada anterior em Safim, tem agora 7 pontos na tabela, enquanto o Bolama tem 5.
Na segunda capital do país, a equipa de Hafia de Bafatá perdeu a oportunidade de assumir a vice-liderança isolada da série B. A equipa do leste do país, que vem de duas vitórias consecutivas, empatou nesta jornada a zero golos frente à formação do Sport Club de Pitche no seu reduto.
Com este empate, o Háfia de Bafatá soma sete pontos, e o Sport Club de Pitche soma 5.
Em Bambadinca, a equipa local empatou frente à equipa do Recreativo de Farim 1 a 1. Com o empate, o Farim continua a perseguir as equipas que estão nos lugares cimeiros da prova com 5 pontos, enquanto os Lagartos de Bambadinca têm 2, após o cumprimento da quarta jornada.
Na série A, a equipa sensação da prova o Académico de Ingoré FC foi travada nesta jornada frente ao Cupelum FC. Em partida realizada no Estádio Lino Correia em Bissau, a formação de Ingoré, líder da desta série, empatou diante do Cupelum (1-1), na última sexta-feira.
A equipa de Ingoré abriu o marcador aos 11 minutos da primeira parte por intermédio de Mussa Djiba. A equipa de Cupelum empatou na segunda parte do jogo, através de Leandro Malam Mané, aos 67 minutos. A formação de Ingoré vem de três vitórias consecutivas, perdeu nesta jornada a oportunidade de aumentar a vantagem na liderança, enquanto a equipa de Cupelum soma 5 pontos.
Nas outras partidas da quarta jornada, a Estrela Negra de Bissau “FARP” conseguiu somar o primeiro ponto da tabela na partida frente aos Fidjus di Bideras por 2 a 2. O clube militar que vem de três derrotas consecutivas, foi a primeira equipa a adiantar-se no marcador aos 13 minutos por intermédio de Calido Djassi Ié. Na segunda parte, a equipa de Fidjus di Bideras entrou melhor no jogo e empatou aos 47 minutos por Julmiro da Silva (Iano). Aos 68 minutos na marcação de uma grande penalidade a equipa Bideras fez o seu segundo golo, através de Julmiro da Silva (Iano), que bizou.
No tempo extra da partida, a Estrela Negra de Bissau igualou a partida por intermédio de Wilsimar Marcelino Gomes, evitando assim a derrota da equipa. Com este resultado Bideras soma 4 pontos, enquanto as FARP tem apenas um ponto.
No Estádio Municipal de Ajuda Sport”, em Bissau, a formação da União Desportiva e Recreativa de Ondame recebeu e empatou ontem, 03 de fevereiro de 2023, com o Grupo Desportivo e Recreativo de Quelelé por uma bola (1-1). Ondame que perdeu na jornada passada conseguiu travar a equipa de Quelelé, vice-líder desta série da Guines-Bola.
Com o empate, a equipa de Quelelé soma 8 pontos, enquanto Ondame continua na zona de despromoção com 4 pontos.
Em Cumura, periferia de Bissau, a equipa local continua a afundar-se, somando a quarta derrota consecutiva no Guinness-Bola ao ser derrotada em casa frente a formação de Cacheu por 2 a 0. O FC Cumura está a ter enormes dificuldades para pontuar.
Com esta derrota, a equipa continua no último lugar da tabela sem pontos, enquanto, a formação de Cacheu soma 7, entrando assim na luta pela subida na Guines-Liga.
Na ilha de Bubaque, a formação dos Bijagós foi derrotada em casa frente a Nuno Tristão FC Bula, perdendo a oportunidade de chegar aos lugares cimeiros da prova. Os Bijagós foram derrotados por 2 a 1, segundo relatos da imprensa desportiva nacional.
Resultados completos da quarta jornada da Guines-Bola:
Série A
Cupelum 1 – Ingoré 1
Ondame 1 – Quelelé 1
E.N.Bissau 2 – Fidjus di Bideras 2
Cumura 0 – Cacheu 2
Bijagós 1 – Bula 2
Série B
Fulacunda 3 – Nhacra 0
Quinara 1 – Safim 3
Bambadinca 1 – Farim 1
H. Bafatá 0 – Pitche 0
Cantanhez 1 – E.N. Bolama 1
Refere-se que as equipas de Ajuda Sport Clube e Mansaba ficaram de folga nos respetivos grupos.
Por: Alison Cabral



















