
O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, afirmou esta quarta-feira, 14 de maio de 2025, que a implementação do projeto de reabilitação de escolas e das infraestruturas desportivas oferecerá melhores condições aos estudantes particularmente para a prática do desporto escolar, “beneficiando mais de 6 mil alunos e um empreendimento que representa uma extensão de um processo abrangente de requalificação urbana da capital Bissau”.
O Presidente Embaló fez estas afirmações durante o seu discurso na cerimónia do lançamento da pedra de reabilitação de escolas e infraestruturas desportivas, realizada no campo de rádio, situado entre o Liceu Dr. Agostinho Neto e o edifício do ministério da Educação Nacional, em Bissau.
As obras de reabilitação de escolas e infraestruturas desportivas contaram com o financiamento do governo francês no valor de quatro milhões de euros (aproximadamente dois mil milhões e quinhentos milhões de francos CFA).
O Chefe de Estado afirmou na sua comunicação que a cidade de Bissau está em movimento contínuo, “porque se trata de requalificar o perímetro urbano, onde estão concentradas várias unidades escolares, nomeadamente o Liceu Nacional Kwame Nkrumah, o Liceu Agostinho Neto, o Liceu Barcelo da Cunha, o Ciclo Salvador Allende e a agora Escola Francesa de Bissau”.
O Chefe de Estado acrescentou que aquele lugar é, provavelmente, o espaço escolar mais denso que a cidade de Bissau possui. Acrescentou que se trata de um empreendimento que englobará a renovação do complexo desportivo existente e a construção de um pavilhão desportivo completo, bem como a renovação integral do Liceu Dr. Agostinho Neto, incluindo o fornecimento de equipamento escolar.

Presentes na cerimónia, o embaixador da França na Guiné-Bissau, Arnaud Roux, informou que, através deste projeto, a França espera contribuir para o desenvolvimento das escolas públicas e oferecer aos jovens da Guiné-Bissau perspetivas de futuro à altura do seu potencial.
“O futuro de uma nação depende dos seus governantes demelhorar o ambiente de aprendizagem e promover o acesso à educação, investindo assim na paz, na coesão social e na prosperidade comum, que é o verdadeiro objetivo da essência da cooperação entre a França e a Guiné-Bissau”, advertiu o diplomata francês.
Para o representante da UNICEF na Guiné-Bissau, Inussa Kaboré, o lançamento oficial da reconstrução das infraestruturas escolares e desportivas vai além da simples reconstrução de infraestruturas. Reflete uma visão global do desenvolvimento da criança, reconhecendo o papel fundamental da educação e do desporto na promoção da saúde física e mental, contribuindo para o desenvolvimento das crianças e jovens e para a inclusão social.
Acrescentou que, através do jogo e da atividade física, as crianças desenvolvem competências essenciais, como trabalho em equipa, resiliência, respeito, empatia e liderança. A educação é o fundamento do desenvolvimento, abre portas e mentes, confere poder de conhecimento aos indivíduos e transforma sociedades.
Por: Aguinaldo Ampa